Deus vivo, Deus criador!

Oração

Em nossa vida cristã aprendemos que a chave da vitória é a oração, porém há muitos que desconhecem o verdadeiro propósito da oração, muitos que não sabem ou não conseguem orar, outros que simplesmente não oram, enfim. Por isso resolvi fazer um estudo geral sobre esse tema, para que os cristãos entendam o propósito e o poder que a oração tem.

Deus tem um propósito a realizar na Terra, mas para que isso aconteça Ele precisa de pessoas dispostas a orar. Só assim Sua vontade será estabelecida na Terra. Essa é, basicamente, a função da oração, preparar um caminho para Deus realizar Sua vontade. Porém, Deus necessita da oração do homem para levar adiante Sua vontade, assim, o homem também deve fazer com que sua vontade e a vontade de Deus se unam para alcançar o que desejamos.

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo sua vontade, Ele nos ouve.

E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

I João 5:14-15

O objetivo da oração é que nós passamos a fazer com que a vontade de Deus seja estabelecida na Terra, assim, precisamos conhecer melhor a vontade de Deus, para que nossas orações sejam agradáveis à Deus e os nossos propósitos sejam alcançados.

Quando você ora, você “conversa” com Deus. A oração é um diálogo entre você e Deus. É ali onde você deposita toda sua confiança, derrama todas suas dores, ansiedade, agradece, pede, enfim, abre seu coração para Deus crendo em Seu poder e em sua vitória. Logo, devemos sempre estar atentos a resposta que vem do Senhor.

Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.

Marcos 11:24

Precisamos estar sempre em oração para resistirmos as armadilhas do diabo, resistirmos os pecado. Pode-se dizer que a oração é o termômetro espiritual da vida do crente, quando não conseguimos orar é um sinal de que nossa vida espiritual não anda muito bem. Porém, a oração tem o poder de nos levar da fraqueza ao fortalecimento espiritual e nos fazer vencer todas as batalhas. A oração também nos leva à sabedoria e ao discernimento, podendo assim, entender, sem confusão, quando Deus fala conosco, conforta a nosso coração, nos abençoa e nos dá a vitória desejada. Mas, o crente deve estar sempre atento para as armadilhas do inimigo, que muitas vezes colocas coisas em nossa mente, nos confundindo e nos enganando, fazendo com que nos desviemos da vontade do Senhor e caimos no pecado. Por isso, devemos sempre, em oração, pedir discernimento, para não confundirmos a voz de Deus com nenhuma outra.

O maior ensinamento bíblico sobre oração encontra-se em Mateus quando Jesus nos ensina:

E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam seu galardão.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.

Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja teu nome.

Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.

E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!

Mateus 6:5-13

A oração não é uma formalidade, uma regra que deve ser seguida rigorosamente. Os fariseus faziam da oração uma regra que devia ser seguida rigorosamente, oravam dezoito vezes ao dia, pontualmente nos mesmo horários. Faziam isso para atrair a atenção dos homens e, por isso, foram condenados (Mateus 6:5). Assim, a oração passou a ser uma obrigação, um ritual, e deixou de ser algo espiritual para aproximar o homem à Deus.

A oração não é uma reza! Muitos confundem. Reza são palavras repetidas, são sempre as mesmas palavras e acabam não levando à Deus o que verdadeiramente se encontra dentro do seu coração. Os gentios rezavam diante de seus deuses e também foram reprovados por Jesus (Mateus 6:7).

A Bíblia é o livro da oração, e é nela que encontramos as melhores definições para oração. Segundo a Bíblia, a oração é o melhor caminho para o homem se aproximar de Deus e obter respostas.

Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.

Jeremias 33:3

Através da oração é que passamos a ter um relacionamento pessoal com Deus, onde você ora e Ele te responde. Quem ora, não pode apenas falar, mas também ouvir. É ai que aprofundamos nossa comunhão com Deus e, mesmo com dor e sem palavras, o Espírito Santo intercede por nós e leva todas nossas súplicas e nosso clamor à Deus.

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexpremíveis.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Jeremias 8:26

Se pararmos para examinar a Bíblia, encontramos diversas passagens das quais o povo orou e Deus os respondeu. Desde Gênesis à Apocalipse percebemos que a base de uma vida com Deus é a oração. Mas, o ato de orar não deve ser visto como uma obrigação ou algo desprazeroso, mas como a melhor maneira de se achegar à Deus, de obter crescimento espiritual, sabedoria, conhecimento e viver em comunhão com Deus.

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;

Colossenses 1:9

Ainda analisando as escrituras, observamos o valor de uma oração. Em Hebreus 11 encontramos verdadeiros exemplos de fé, assim como em outras partes da Bíblia, que encontramos exemplos de homens de fé e oração como Abraão, Enoque, Eliseu, Elias, etc. Um outro bom exemplo é Moisés, que trocou riquezas e um palácio para viver uma vida em comunhão com Deus. Moisés é conhecido como um exemplo de oração que muda as circunstâncias. No entanto, o maior de todos os exemplos foi Jesus, que se fez homem, dispensando todos seus poderes como Filho de Deus e viveu uma vida humana dependendo também de oração e passando por todas aflições humanas.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.

Filipenses 2:5-8

Isso quer dizer que Jesus dependeu de oração, assim como todos nós dependemos. O oração o ajudou a suportar as aflições, resistir ao pecado, vencer o diabo e vencer a cruz.

Na Bíblia encontramos vários relatos em que Jesus orou. Ele orava pela manhã, a tarde, a noite, e estava sempre em comunhão com Deus.

E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.

Marcos 1:35

E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.

Mateus 14:23

E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus.

Lucas 6:12

E por fim, para obtermos respostas em nossas orações e viver uma vida em comunhão com Deus, devemos seguir alguns passos importantes. Precisamos orar sem cessar, ter fé, amar e obedecer a Deus, andar segundo o coração de Deus, agradar a Deus, fazer nossas orações em nome do Senhor Jesus, perseverar, esperar com paciência e acreditar, confiar. Alguns trechos bíblicos nos mostram isso claramente:

Orai sem cessar.

I Tessalonicenses 5:17

Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.

Marcos 11:24

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê.

Marcos 9:23

Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,

orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos

Efésios 6:17-18

E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve.

I João 5:14

E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista.

I João 3 :22

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Porque aquerle que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.

Mateus 7:7-8

Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu meu clamor.

Salmos 40:1

Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;

Colossenses 4:2

Que todos nós possamos viver uma vida cheia do Espírito de Deus, na comunhão com o Pai, orando sempre, com fé, perseverança e confiança no Senhor. Que cada um de nós esteja atento à voz de Deus, pois como aprendemos “clama a mim e responder-te-ei…”, então, quando Deus nos responder, que possamos estar atentos e ouvir sua voz, para podermos assim, desfrutar das bênçãos do Senhor. Que estejamos sempre vigilantes para resistirmos as armadilhas do diabo e fazer somente aquilo que agrada à Deus.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Marcos 14:38

Que todos nós, passamos então, a viver uma vida de oração e de vitória, em nome do Senhor Jesus!

A paz do Senhor.



 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: